"Compartilhar o torna mais do que você é. Quanto mais você der para o mundo, mais a vida poderá retribuir." Jim Rohn
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016
GESTÃO DE VENDAS - AULA 02 - COMPONENTES ESTRATÉGICOS
ANÁLISE DO AMBIENTE
Macroambiente é o cenário onde a organização está inserida, é composto de forças que a empresa não pode controlar diretamente, como as variáveis econômicas, sociais, sindicais, demográficas, políticas, legais, etc.
Microambiente são as forças próximas a empresa que afetam a habilidade de servir os clientes, seus canais de marketing e todos os públicos relacionados a ela, mas que podem ser relacionados a empresa. (qualidade, prazo de entrega, preços, etc.).
AVALIANDO O MERCADO E DETERMINANDO ESTRATÉGIAS
Oportunidades e Ameaças
A substituição de um material por outro gera oportunidade para as empresas fabricantes do produto novo e ameaça aquelas que produzem o material que está sendo substituído.
Pontos Fortes e Pontos Fracos
Tem como objetivo principal aproveitar-se dos pontos fortes, maximizando-os, e minimizar ou eliminar os pontos fracos. (como parâmetro deve-se utilizar um concorrente).
Negociação
É um processo no qual se busca a aceitação de propósitos, ideias ou interesses, visando o melhor resultado possível e garantindo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de terem tido oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e de que o produto final tenha sido maior do que a soma das contribuições individuais.
Afinal, estamos na Era do Vendedor ou o Vendedor já Era?
Podemos afirmar que estamos na era do
Solucionador de Problemas.
Esta deve ser sua nova profissão.
Não ofereça coisas...
Ofereça ideias, emoções, sentimentos e benefícios! Não ofereça uma casa...
Ofereça segurança, comodidade e um lugar feliz!
Não ofereça livros...
Ofereça horas de prazer e conhecimento!
Não ofereça calçados...
Ofereça uma aparência bonita e atraente!
Acabou a era do vende...dor
O negócio do cliente não é mais comprar, mas sim resolver suas necessidades e problemas. Portanto vamos aos clientes com este objetivo.
Acabou esse negócio de “Tirar Pedido”. Ninguém “tira” mais nada de ninguém. É preciso ir ao cliente para:
Descobrir e entender os seus problemas e necessidades.
Provocar nele a necessidade de resolvê-los.
Provar que é capaz de fazer isto.
(Fonte: Revista Venda Mais / Eduardo Botelho)
Não vá ao cliente para vender. Vá para resolver; vá para “pôr” e não “tirar”.
E a pergunta básica que a empresa tem que fazer para si mesma antes de ir aos clientes é a seguinte:
“Que problemas nós estamos aptos a resolver?”, ou: “Existimos para resolver que problemas?”
Porque é exatamente isso que o vendedor tem que levar ao cliente... soluções.
Acabou a era do vendedor.
Estamos na era do SOLUCIONADOR DE PROBLEMAS. Esta é a nova profissão.
O Vendedor de hoje é Consultivo
É altamente qualificado, possui grandes conhecimentos gerais e de produto, capacidade de dialogar e questionar o cliente em busca das suas reais necessidades.
Flexibilidade
Atualizar-se diariamente, acreditar, praticar ações nunca antes praticadas e passar a trabalhar de forma diferente são exemplos de flexibilidade do vendedor.
Criatividade
Existe uma grande diferença entre ser criativo e ser inovador. Para ser inovador é preciso inventar, para ser criativo é preciso combinar de forma diferente. Por isso a criatividade é uma ferramenta fundamental na busca da inovação para o vendedor.
Organização
O vendedor deve planejar e organizar o seu processo de vendas, não deixando para amanhã o que pode ser feito hoje.
Autoestima
Desenvolver a autoestima, para o vendedor significa ser um profissional que sente realizado com aquilo que faz e tem orgulho da profissão que escolheu.
Linguagem
O vendedor deve trabalhar a sua linguagem. Desta forma, a tradução das ideias ficará mais fácil e a sua apresentação de vendas muito mais rica.
O bom vendedor identifica – através da pré-venda bem feita – as necessidades do seu cliente e oferece a ele uma solução para essas necessidades. Nem mais, nem menos.
Tipos de vendedores
1. Entregador - tarefa de entregar o produto;
2. Tirador de pedidos - interno ou externo, apenas anota;
3. Missionário - não tira pedidos, mas apenas cria uma boa imagem;
4. Técnico - vendedor de alto nível de conhecimento, um consultor que influencia;
5. Gerador de demanda - criativo, inventa maneiras de vender o tangível e intangível;
6. Vendedor de soluções - resolve problemas para vender agregados.
8 pontos importantes sobre a política comercial de uma empresa
1. É preciso fazer análise de mercado.
Pontos fortes, fracos,
ameaças, oportunidades
2. Buscar oportunidades
3. Construir, estimular e manter relacionamentos.
4. Elaborar propostas claras que possam
gerar, além de negócios duradouros
com rentabilidade assegurada,
respeito e confiança dos clientes.
5. Vender é negociar e ter paciência.
Permitir a percepção de valor.
6. Manter relacionamento pós-venda
visando novos negócios a longo prazo.
7. Avaliar a satisfação do cliente,
sempre.
8. Avaliar possibilidade de criar
novos produtos com mais rentabilidade
futura.
Qual o básico em atividade de vendas?
1. Análise qualitativa dos objetivos e necessidades do cliente;
2. Apresentação de proposta comercial elaborada a partir das necessidades dos clientes;
3. Negociação dos termos de interesses comuns;
4. Fechamento do negócio, cumprimento de compromissos acordados;
5. Pós-venda do processo inteiro.
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