"Compartilhar o torna mais do que você é. Quanto mais você der para o mundo, mais a vida poderá retribuir." Jim Rohn
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016
GESTÃO DE VENDAS - AULA 01 - INTRODUÇÃO
O profissional de vendas bem sucedido cuida primeiro do cliente, depois do produto.
Venda Ato de induzir alguém a trocar algo, basicamente, a trocar mercadorias ou serviços por dinheiro. Em marketing, a venda é definida como encontro do agente de oferta com o agente de procura. (Marcos Cobra)
Venda No mundo dos negócios, venda pessoal refere-se à comunicação pessoal de informações para persuadir um prospect (cliente potencial) a comprar algo – um bem, um serviço, uma ideia ou outra coisa – que atenda suas necessidades. (Charles M. Futrell)
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Vendas e o composto de Marketing
Os quatro “P’s”: Produto, Preço, Praça e Promoção.
Para Antonio Gobe e Outros os conceitos podem assim serem definidos:
O PRODUTO refere-se ao que os profissionais de marketing oferecem aos seus clientes. Nessa idéia encontram-se, além do produto em si, os serviços que são prestados em função de sua aquisição, formando o chamado benefício.
O PREÇO representa o custo monetário do produto, a quantidade de dinheiro que os consumidores têm de pagar para adquiri-lo. Para o profissional de vendas, o preço permite expressar o valor do produto e gerar receita. Já para o consumidor, o preço é um padrão de medida usado para julgar o valor e potencial de satisfação.
É comum vendedores encerrarem a negociação quando o cliente alega que o preço está muito caro.
Lembre-se não existe produto caro, mas há aqueles que ainda não apresentaram ao cliente, as vantagens que justifiquem o seu preço.
Examine a seguinte equação: Valor = Qualidade/Preço
Se o cliente não percebe “suficiente qualidade” naquilo que você está oferecendo, julgará o produto caro.
Algumas dicas importantes para você não cair na armadilha do preço:
antes de falar do preço, tenha certeza de que você compreendeu exatamente aquilo que o cliente precisa e de que você é capaz de provar como o eu produto ou serviço poderá ajudá-lo; se o cliente insiste em dizer que o produto está caro, valorize os seus benefícios ao invés de ligar para o seu gerente e solicitar uma condição de venda especial para aquele negócio.
A PRAÇA é a melhor forma para que os consumidores tenham acesso aos produtos e aos serviços da empresa. (canais de distribuição).
Promoção refere-se a informar, persuadir e influenciar as pessoas na escolha de produtos, conceitos ou idéias. O composto promocional envolve propaganda – com seus anúncios impressos (outdoors, revistas, jornais) e eletrônicos (rádio, televisão).
“A PROMOÇÃO de vendas defini-se por si própria: é uma técnica de promover vendas. Promover implica fomentar, ser a causa, dar impulso, fazer avançar, provocar, desenvolver e favorecer. Não implica propriamente vender, mas diligenciar, esforçar, empenhar-se através de qualquer ideia ou ação para que isso aconteça." (Ferracciú, João de Simoni Soderini)
“A promoção de vendas consiste em um conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, a maioria de curto prazo, projetadas para estimular a compra mais rápida ou em maior quantidade de produtos ou serviços específicos, pelo consumidor ou pelo comércio.” (Kotler, Philip)
O que os compradores querem?
Já aprendemos que, tecnicamente, todos somos vendedores. Afinal, estamos sempre vendendo algo, não necessariamente produtos ou serviços, mas nossa imagem pessoal, a satisfação por nossa companhia e a reflexão proporcionada por nossas ideias. (Tom Coelho, Boletim Informativo CORE/RS.Ano II – Nº 6)
O QUE OS COMPRADORES QUEREM???
1. Prestatividade:
Os compradores querem ser atendidos conforme sua agenda e não a do vendedor permite. (Tom Coelho, Boletim Informativo CORE/RS.Ano II – Nº 6)
2. Atenção:
Queremos ser ouvidos. Talvez Freud explique o motivo, mas o fato é que convém ao bom vendedor sentar-se diante de seu cliente e simplesmente ouvi-lo. Guarde seus argumentos para um segundo momento. No final, você conseguirá demonstrar que, técnica e comercialmente, sua solução é a mais adequada. (Tom Coelho, Boletim Informativo CORE/RS.Ano II – Nº 6)
3. Simpatia:
Compradores vivem sob pressão de todos os tipos. Precisam comprar tudo pelo menor preço, com o prazo de pagamento mais dilatado, com a qualidade mais elevada. Em outras palavras o dia-a-dia é duro. Por isso, guarde consigo seus rancores, insatisfações e frustrações. Um vendedor com presença de espírito, semblante sereno e naturalidade transmite segurança e confiabilidade.
4. Sinceridade e honestidade:
Esperamos encontrar pessoas sinceras, capazes de dizer a verdade ainda que, ao fazê-lo, possam correr o risco de perder a venda. Não há nada pior do que o vendedor que promete tudo e não cumpre nada. Seja honesto e ganhe seu cliente não para um negócio, mas para muitos. (Tom Coelho, Boletim Informativo CORE/RS.Ano II – Nº 6)
5. Preço e prazos compatíveis:
É possível estabelecer uma relação “ganha-ganha-ganha”, ou seja cliente, fornecedor e sociedade são beneficiados por práticas comerciais éticas e responsáveis. O fato é que as empresas têm suas condições de fornecimento, mas sempre é possível flexibilizá-las dependendo mais do “como” do que do “quanto” o vendedor precisa. (Tom Coelho, Boletim Informativo CORE/RS.Ano II – Nº 6)
Objetivos e Estratégias
Os objetivos determinam o que a empresa procura atingir. “o que queremos?”. A estratégia, por outro lado, é a ação necessária para se alcançar o objetivo. “Como?”.
“Estratégia é um plano unificado amplo e integrado que se destina a assegurar que os objetivos da empresa sejam atingidos.” (Glueck)
“Estratégia é manter o sistema funcionando com vantagem e/ou criar condições para ganhar.” (Richard Rumelt)
“Estratégia é a futuridade das decisões correntes.” (George Steiner)
“É importante ter metas, mas também é fundamental planejar, cuidadosamente cada passo para atingí-las.” (Bernardinho)
As estratégias estão relacionadas a três elementos fundamentais:
Informação, Tempo e Poder
Informação: O vendedor deve colher o máximo de informações sobre o mercado, pois quanto maior o número de informações, maiores serão as vantagens.
Algumas táticas:
- Usar informações privilegiadas - ex. “soube pelo engenheiro que...”
- A simulação de cenários – ex. “o que aconteceria se a situação...
- A comparação de alternativas – ex. “a primeira opção tem as seguintes vantagens...”.
Tempo: As táticas relativas ao tempo referem-se à oportunidade ou ao momento psicológico em que se colocam as alternativas sob o ponto de vista do outro negociador.
- estender o tempo – ex.: ter paciência
- precipitar o desfecho – ex. “É agora ou nunca mais...”.
- fixar limites – ex. “Vamos manter esta proposta até...”
- usar o elemento surpresa – ex.: “Eu aceito essa condição...”.
Poder: O poder é a capacidade de provocar mudanças ou impedir que elas ocorram.
- a autoridade condicional ou limitada – ex.: “Estou no meu limite...”
- eximir-se de autoridade – ex.: “Só posso decidir com autorização do...”
- a alteração das regras do jogo – ex.: “O preço poderá sofrer alterações, desde que o prazo...”
OBJETIVO:
- Aumentar as vendas no próximo ano em 50%
ESTRATÉGIAS:
- Aumentar o número de vendedores;
- Ampliar a área de distribuição, atingindo outras cidades;
- Aumentar o número de linhas e modelos.
OBJETIVO:
- Tornar nossos produtos mais competitivos
ESTRATÉGIAS:
- Utilizar equipamentos de produção mais automatizados e eficientes, de forma que reduzam os custos.
EXERCÍCIOS
1. Como age um profissional de vendas bem sucedido?
2. Para você, o que significa “venda”?
3. O que representa o preço de um produto?
4. O que são as armadilhas do preço?
5. Apresente de forma criativa um exemplo de o “que os compradores querem”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário